domingo, 3 de outubro de 2010

Estou Confusa...

Hoje passei o dia um pouco mal. Não que a alimentação me custe a fazer, porque até me deixa bastante saciada. O problema é que passo o dia inteiro a passar nela. Ou porque tenho que ir fazer os lanches, ou porque tenho que ir comprar ingredientes, ou porque tenho que andar a pesar as coisas e a medi-las, ou porque não sei como é que vou com esta tralha toda atrás para as aulas. Passei o dia um pouco triste e muito nostálgica. A primeira vez que fiz uma dieta foi com a minha mãe. Acho que tinha por volta dos 14/15 anos e estava um pouco gordinha..A minha mãe também estava e por isso começámos as duas. Sinceramente, nem parecia que estava a fazer dieta. Comia quase tudo, deixei só de comer doces e fritos. Lembro-me que nessa altura fazer dieta era bastante fácil, aliás, nem pensava nisso no meu dia a dia. Acabava por emagrecer e não tinha estas compulsões devido às privações. Era tão pacifico. Adorava voltar atrás no tempo e ter continuado sempre assim. O meu problema foi quando descobri as "dietas". A partir daí a minha relação com a comida nunca mais foi a mesma e sempre que como sinto-me gorda e culpada. Queria tanto mudar esta mentalidade. Queria ser como vocês que conseguem emagrecer sem dietas malucas e provavelmente comem o que querem dentro dos possíveis. 

A minha mãe apercebeu-se que eu não estava bem, falou comigo. Eu disse-lhe que estava a tentar fazer esta nova dieta e que ia ser muito difícil conseguir mantê-la com a escola, porque teria que levar os lanches e o almoço atrás, e que tinha que perder muito tempo a fazê-los, etc. Ela disse-me que o melhor para mim era deixar-me destas maluqueiras. Disse-me que se quero conseguir alimentar-me normalmente não posso andar sempre a pensar em dietas, nem andar com livros atrás. Não posso passar o dia inteiro a pensar em comida. Tenho que tornar o meu emagrecimento num processo natural e principalmente tenho que conseguir alimentar-me de forma a não andar triste e zangada mas sim feliz. Até porque eu ando a estudar e isso pode afectar-me nos estudos. Aconselhou-me a tentar durante umas semanas cortas apenas nos doces, fritos e tentar fazer uma refeição mais leve à noite e que eu ia ver que o peso ia acabar por baixar. 

Normalmente as mães têm sempre razão.. Estou tão confusa..O que acham que eu devo fazer? A longo prazo o que acham melhor? Tentar melhorar por mim a minha alimentação ou seguir uma dieta? O que funciona para vocês? Preciso mesmo de ajuda..


2 comentários:

  1. eu penso que a tua mãe tem razão, porque se tens que alterar muito a tua vida por causa da dieta, isso a longo prazo não vai funcionar...
    Eu se calhar tentaria cortar em determinadas coisas, e na quantidade, e beber muita água... A mim ajuda-me bastante beber água e chás, sinto-me menos inchada :)
    Outra coisa que eu tenho consigo fazer é quando vou às compras não comprar "porcarias" porque sei que depois de as comprar e as ter em casa, acabo por comer :)

    Depois diz o que resolveste... E como te vais sentindo...

    E quanto mais pensas em comida, pior é...

    ResponderEliminar
  2. Palavras sábias as da tua mãe.
    Pensa com cabeça de magra... Não necessitas de ser drástica. É só fazer opções saudavéis. Não comas doces, nem fritos.
    No almoço começa pela sopa e depois tentas reduzir nos hidratos e nas proteínas do prato principal. Ao jantar opta por uma sopa ou uma salada. Passadas duas horas comes uma peça de fruta e pronto, ficas satisfeita.
    Ah e como diz a Borboleta, não te esqueças da água e dos chás :)
    Abraços

    ResponderEliminar