quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Acaba-se a Dieta...

...Mas não se acabou o emagrecimento! Não pensem que desisti. Passo a explicar...Ontem enquanto pesquisava mais sobre compulsões alimentares e sobre as formas de as evitar, cheguei à conclusão que até aqui tenho estado a fazer tudo errado! Quer dizer, não é tudo. Mas a maior parte é errada: 

  • Deve ser feito um emagrecimento lento e gradual : eu estou a tentar emagrecer depressa;
  • Deve optar-se por uma reeducação alimentar onde não existem alimentos proibidos mas sim bom senso: eu estou a fazer uma dieta que restringe um série de alimentos e que é bastante restritiva;
  • A pessoa deve sentir-se à vontade para fazer as suas escolhas desde que sejam saudáveis para que não sinta que está a ser obrigada nem frustrada por não o seguir à risca: Eu sigo um plano alimentar e ultimamente nunca o consigo seguir por causa dos meus horários e entro logo em parafuso;
  • A pessoa deve encarar o emagrecimento com naturalidade e deve deixar as coisas seguirem o seu rumo, não criando objectivos e expectativas irrealistas: eu ando um bocado obcecada com as dietas;
  • Não se deve fazer uma mudança radical para começar. Exigir demasiado de si por ter um efeito prejudicial. A pessoa deve ir fazendo pequenas mudanças e substituições no que é a sua alimentação normal de forma a ir criando novos hábitos alimentares: eu passo de 8 a 80, de comer tudo a não comer nada;
Bem estes, são os pontos principais que eu deveria estar a seguir e como podem ver, estou a fazer exactamente o contrário. Talvez seja por isto que nunca consegui emagrecer e manter o peso. Talvez seja  por isto que nunca me consegui livrar destas malditas compulsões. Andei a pesquisar, e vejo que a maioria de vocês segue a Reeducação Alimentar, e os vossos resultados são na mesma espectaculares: Quero fazer parte do grupo! ^^ A partir de hoje eu Faço Reeducação Alimentar e Nunca Mais vou fazer Dieta! 


Então vou fazer o seguinte:

Nesta 1ª Semana vou dedicar-me especialmente ao Pequeno-Almoço: Quando digo dedicar-me, é tentar perceber o que é que deve fazer parte de um pequeno-almoço equilibrado e cumprir todos os dias da semana. Nas restantes refeições estou à vontade para comer o que quiser desde que seja saudável (alimentos integrais, s/açúcar, baixo em gordura, etc..) e confeccionados de maneira saudável (não comer fritos). Este vai ser o meu objectivo desta semana, e vamos ver como me vou sair. Quero mesmo tentar fazer as coisas com calma para não sentir muita pressão. Aos poucos vou lá ;)

Hoje pesei-me e deu: 73,8Kg. O que até não é muito mau tendo em conta que há dois dias que não faço nada de jeito. Por isso agora é ir fazendo, e no dia 29/09 há nova pesagem para fazer comparações..

O meu lema agora é: Emagrecer com Saúde e Sem Stress...
A Verdadeira Mudança Começa Aqui!



1 comentário:

  1. fazes muito bem em pesquisar e falar sobre um problema como a compulsão alimentar: é meio caminho andado para a ultrapassares. como sempre tive o mesmo problema, posso dizer-te que para conseguirmos afastar-nos da compulsão temos que olhar muitas vezes para dentro de nós, entender porque precisamos do refúgio da comida, para podermos racionalizar que somos mais fortes que isso :) força!

    beijos :)

    ResponderEliminar